Envolvimento das Famílias contra a Radicalização
O que vai aprender
- Diferenciar adequadamente entre ser “radical” ou radicalizado;
- Que factores e processos contribuem para a radicalização da juventude;
- A importância do papel da família na prevenção da radicalização;
- Como interagir com as famílias nas diferentes fases da intervenção;
- Projetos anteriores e boas práticas que aplicam essas lições na prática.
Sobre este Curso
O Envolvimento Comunitário Contra a Radicalização é um projeto liderado pela Universidade Lusófona, em parceria com ONG e instituições de investigação de 10 países. O seu objetivo é desenvolver modelos práticos de envolvimento comunitário e cívico que possam reforçar a capacidade da sociedade civil para prevenir e combater a radicalização. Isto inclui o desenvolvimento de kits de ferramentas digitais, a implementação de formações personalizadas e o lançamento de um serviço de consultoria. Espera-se que o projecto permita que os indivíduos que trabalham na área da prevenção e combate ao extremismo violento (P/CVE) estejam melhor equipados para enfrentar os desafios que enfrentam como profissionais, e que possam trabalhar como multiplicadores nas suas próprias comunidades, desenvolvendo PVE /CVE iniciativas sustentáveis.
Consórcio do Projeto: ULHT (PORTUGAL), CESIE (ITÁLIA); UPPSALA UNIVERSITET(SUÉCIA); SVF(HUNGRIA); CSI(CHIPRE); Parceria de Cidadãos Activos (GRÉCIA); Multicultural (ÁUSTRIA); Techsoup (POLÔNIA); CAPRI (FRANÇA); PATRIR (ROMÉNIA) e BONS (FRANÇA).
Requisitos
Nenhum.
Certificação
O curso é composto por 5 módulos. Em cada módulo tem uma breve avaliação no final. Se você obtiver mais de 50 (em 100), receberá um certificado ao final do curso.
Taxas
O certificado e o curso são isentos de qualquer taxa.