Skip to main content
Idioma do Curso: Português

Antropologia Bíblica – Genealogias

Início do Curso: 2 de novembro

Como se Inscrever?

A participação no curso se dá após o cumprimento de duas etapas:

  1. Pague a taxa de 30 Euros no EventBrite:
  2. Faça a sua matrícula no botão acima onde se lê Enroll

ATENÇÃO: Use o mesmo e-mail nas duas etapas da inscrição (pagamento e matrícula). A Inscrição direito a assistir às aulas ao vivo ou gravadas e ao certificado pela Universidade Lusófona, mediante aprovação nas avaliações.

Sobre o Curso:

A Antropologia Bíblica proporciona uma leitura da Bíblia pelo olhar da Antropologia Cultural. Para uma total compreensão do texto bíblico é essencial que se conheça, ao menos um pouco, a sociedade que está por detrás deste texto. Conhecer informações sobre sua autoria, época de escrita e a quem se dirigia abre-nos os olhos para o real significado do texto. As genealogias são talvez a parte menos apreciada pelos leitores da Bíblia. Mas seu conteúdo e significado é essencial para a compreensão das histórias registradas neste livro. Uma genealogia contém detalhes que podem desvendar mistérios e ampliar o nosso conhecimento acerca de personagens-chave da história de Israel. Neste curso introduziremos o aluno às terminologias e práticas utilizadas na antropologia para o estudo do parentesco, fazendo a aplicação destes conceitos no texto bíblico. Através de atividades práticas, o aluno descobrirá como interpretar uma genealogia bíblica adquirindo gosto pela sua leitura e estudo.

A Quem Se Destina o Curso?

Todos são bem-vindos no curso: curiosos, estudiosos em geral e interessados na história do cristianismo, estudantes e professores de ciência das religiões e teologia, líderes religiosos em geral, pastores/as e leigos/as, envolvidos com o campo religioso/eclesial, agentes de pastoral, educadores e líderes comunitários.

Há Pré-Requisitos?

Não há pré-requisitos para realizar o curso, apenas a vontade de aprender e abertura para o diálogo com os demais participantes.

Quando Começa?

O curso inicia no dia 2 de novembro de 2024. Tem a duração de 4 sábados, encerrando no dia 23 de novembro.

Como Ocorrem as Aulas

As aulas acontecerão ao vivo, aos sábados, às 15 h do Brasil / 18 h (Portugal) através da plataforma Zoom. Cada aula terá a duração de 1 hora de exposição, seguida de 30 minutos para perguntas e debates. As aulas serão gravadas e disponibilizadas na página do curso para acesso dos alunos.

Como é Feita a Avaliação

A avaliação está organizada em duas etapas:

  • Realização dos exercícios a cada aula (4)
  • Realização de um breve relatório de aprendizagem ao final do módulo, de 1 a 3 páginas.

A nota final do curso terá a seguinte ponderação:

  • Exercícios – 40%
  • Relatório Final – 60%


O curso termina no dia 23 de novembro de 2024.

O relatório final deve ser entregue em pdf ou doc até o dia 7 de dezembro de 2024.

Programa do Curso:

Aula 1: Parentesco e Descendência

Resumo: Relações de parentesco, filiação, descendência, transmissão de herança e as terminologias e sistema de notação usados para o seu estudo antropológico.

Aula 2: Sexo, Casamento e Família

Resumo: Estudo antropológico das regras de casamento, incesto, levirato, sororato, tipos de união conjugal e relações familiares.

Aula 3: Genealogias no Antigo Testamento

Resumo: Aula teórico-prática sobre como interpretar as genealogias do Antigo Testamento em seu contexto cultural para melhor compreensão do texto bíblico.

Aula 4: Genealogias no Novo Testamento

Resumo: Aula teórico-prática sobre como interpretar as genealogias do Novo Testamento em seu contexto cultural para melhor compreensão do texto bíblico.

Conheça a Professora

Lidice Meyer Pinto Ribeiro

Lidice Meyer Pinto Ribeiro é Pós Doutora em Antropologia e História pela Universidade de São Paulo, Brasil e Pós-Doutoranda em Estudos de Globalização pela Universidade Aberta de Portugal. Doutorou-se em Antropologia pela Universidade de São Paulo e é Mestre em Etnobotânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional, Brasil. Professora no Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Portugal, no Seminário Teológico Baptista de Portugal, na Uniaberta do Brasil e no Moriah College , Investigadora da Cátedra de Estudos Globais da Universidade Aberta de Lisboa (CIPSH). É também membro do Instituto de Cristianismo Contemporâneo (ICC), da Sociedade Portuguesa de História do Protestantismo (SPHP), Avaliadora do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) e de diversas revistas acadêmicas internacionais.
Atuou por mais de 20 anos junto a Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil, na coordenação da Pós-Graduação em Teologia, Filosofia e Pedagogia, e como professora do Programa de Mestrado em Ciências da Religião, na graduação em Teologia e outros cursos. Comentarista e consultora sobre assuntos de religião e antropologia em mídias sociais, TV, rádio, jornais e revistas. No Brasil, participou como entrevistada ou consultora em diversos especiais das Redes de Televisão Bandeirantes, Record, Globo, SBT, Cultura e Brasil. Tem se dedicado nos últimos anos à Antropologia Bíblica, com especial ênfase no estudo da mulher na Bíblia e no cristianismo, ministrando diversos cursos sobre este tema. Possui livros e artigos publicados nas áreas de religiões, história, antropologia e etnobotânica. Realizou pesquisas em Roma (Arquivo Secreto do Vaticano, Archivio Storico di Propaganda Fide, e Universidade Gregoriana), Alemanha, França, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Brasil.
Web-page: www.lidicemeyer.pro

Bibliografia Sugerida:

ARENS, Eduardo. Ásia Menor nos tempos de Paulo, Lucas e João – aspectos sociais e econômicos para a compreensão do Novo Testamento. São Paulo: Paulus, 2008.

ASTLEY, H.J.D. Biblical Anthropology – compared with and illustrated by the folklore of Europe and the customs of primitive peoples. London: Oxford University Press, 1929.

AUGÉ, Marc. Os Domínios do Parentesco – filiação, aliança matrimonial, residência. Lisboa: Edições 70.

ACALDUCH-BENAGES, Nuria. Family and kinship in the deuterocanonical and cognate literature. Berlin: ed. Angelo Passaro, 2013.

CLEMENTS, R.E. (org). O mundo do antigo Israel; perspectivas sociológicas, antropológicas e políticas. São Paulo: Paulus, 1995.

FOX, Robin. Kinship and Marriage: An anthropological perspective. Harmondsworth: Penguin, 1967.

GILDERS, William K. Blood ritual in the hebrew Bible: meaning and power. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2004.

HOOKE,S.H. Myth, ritual and kingship – essays on the theory and pactice of kingship in the Ancient Near East and in Israel. Oxford: Clarendon Press, 1958.

KILLEBREW, Ann E. Biblical peoples and ethnicity. Society of Biblical Literature, 2005.

KNIGHT, C. Early Human Kinship Was Matrilineal. In N. J. Allen, H. Callan, R. Dunbar and W. James (eds.), Early Human Kinship. Oxford: Blackwell, 2008. pp. 61- 82.

LAWRENCE, Louise J.; Aguilar, Mario I. Anthropology and Biblical Studies: Avenues of Approach. Leiden: Brill, 2019.

LEACH, Edmund. Antropologia. São Paulo: Ática, 1983.

LEACH, Edmund. A Diversidade da Antropologia. Lisboa: Edições 70.

LEACH, Edmund. As Idéias de Levi-Strauss. São Paulo: Cultrix, 1977.

MAIR, Lucy. Introdução à Antropologia Social. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

McLENNAN, John. Primitive Marriage. Edinburgh: Adam and Charles Black, 1865.

RIBEIRO, Lidice Meyer Pinto. Antropologia Bíblica: ferramenta eficaz para a compreensão da Bíblia – Revista Teológica SPS vol 74 n.2, 2021. p. 22-38.

RIBEIRO, Lidice Meyer Pinto. O papel das mulheres na Bíblia: protagonistas ou coadjuvantes? Ad Aeternum, vol1, n.0, 2020, p. 68-85.

ROBERTSON-SMITH, W. Kinship and Marriage in Early Arabia. Boston: Beacon Press, 1965.

SCHWANTES, Milton. As monarquias no Antigo Israel: um roteiro de pesquisa histórica e arqueológica. São Paulo: Paulinas, 2006.