LDTDT – Desenvolvimento de Novos Idiomas Através de Ferramentas Digitais
Sobre este Curso
O CLIL MOOC (Massive Open Online Course) foi concebido para fornecer aos educadores uma compreensão da Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua (CLIL) e para os guiar através do processo de concepção de cenários de aula CLIL eficazes. Este curso apresenta aos alunos os princípios e benefícios do CLIL, demonstra como integrar o CLIL em várias disciplinas e descreve uma abordagem passo a passo para a construção de um cenário de aula CLIL bem concebido.
Os participantes aprenderão como alinhar os objetivos de linguagem e conteúdo, selecionar materiais de ensino apropriados, criar atividades envolventes e avaliar o progresso dos alunos. O CLIL MOOC destina-se a professores de línguas, professores de conteúdos e outros educadores interessados em integrar o ensino de línguas e conteúdos para melhorar a aprendizagem dos alunos. Esperamos que você esteja pronto para explorar dicas, truques e boas práticas compartilhadas por organizações parceiras e escolas obrigatórias de seis países diferentes. O projeto e o MOOC são financiados pelo Programa Erasmus+!
Estrutura
Módulo 1 – Introdução ao CLIL
- Unidade 1 – O que significa CLIL? O que é CLIL?
- Unidade 2 – Os 4 Cs do CLIL
- Unidade 3 – As diferentes funções num programa CLIL
- Unidade 4 – Implementando CLIL
- Unidade 5 – As Vantagens e Desafios da Implementação do CLIL
Módulo 2 – Explorando CLIL: Contextualizando e Melhorando a Integração com Tecnologia
- Unidade 1 – Contextualizando CLIL nas Escolas
- Unidade 2 – Tópicos CLIL e Objetivos de Aprendizagem
- Unidade 3 – Integração da Tecnologia no CLIL
- Unidade 4 – Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores em CLIL
Módulo 3 – Exemplos de cenários integrados de ensino e aprendizagem CLIL
- Unidade 1 – Compreendendo os Elementos da Construção do Cenário de Aula CLIL
- Unidade 2 – Abordagem passo a passo
- Unidade 3 – Explorar Exemplo de Cenário de Aprendizagem
Módulo 4 – Crie seu cenário de aprendizagem
- Unidade 1 – Cenário de Aprendizagem
- Unidade 2 – Ferramentas para Criar seu Cenário de Aprendizagem Online
- Unidade 3 – Ferramentas Digitais para Ensino e Aprendizagem CLIL
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Universidade Lusófona
A Universidade Lusófona é a maior universidade privada de Portugal, integrando 10 IES em Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Guiné-Bissau. Possui um corpo discente de mais de 10.000 alunos e 1.500 professores e está estruturado em 9 (nove) Escolas que constituem a principal unidade institucional e oferecem 44 cursos de graduação, 45 cursos de mestrado, 11 programas de doutorado e 42 cursos de pós-graduação. Além disso, a universidade oferece um grande número de cursos profissionais e de formação contínua de acordo com o paradigma de desenvolvimento da aprendizagem ao longo da vida. A Universidade tem uma vasta experiência em investigação e gestão de projetos europeus e internacionais e participará no projeto com uma das suas 12 unidades de investigação. O CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, da Escola Superior de Comunicação, Arquitetura, Artes e Informação, promove investigação teórica e aplicada em todas as suas áreas temáticas: Novos Media e Novas Tecnologias; Comunicação Organizacional; Artes e Cultura Visual; e Estudos Culturais e de Media. O centro dá enfâse à transferência e intercâmbio de conhecimento com a indústria e centros similares em Portugal e na Europa no cruzamento dos meios de comunicação, artes, cultura e tecnologias.
Gheorghe Magheru School in Caracal
A Escola ‘Gheorghe Magheru’ em Caracal, Roménia, é uma escola de média dimensão, com cerca de 550 alunos matriculados em classes pré-primárias, primárias e secundárias inferiores e 50 professores. É uma escola eTwinning, a partir de 2018, com dois embaixadores eTwinning, um para professores do ensino primário e outro para professores do ensino secundário. Somos muito ativos no eTwinning e conseguimos muitos prémios eTwinning, Stem Week e Code Week pelos nossos projetos. Os nossos alunos participaram com ótimos resultados em diversos concursos e competições tanto nas áreas de Ciências quanto de Línguas. Os projetos Erasmus anteriores realizados na Escola Gheorghe Magheru estavam relacionados com o STEM. O projeto KA201 “Active Minds Moving Hand” foi uma troca de boas práticas no ensino de STEM. O segundo, “Estamos a criar embaixadas STEAM na rede escolar europeia”, foi um projeto KA229 focado na metodologia STEAM, agregando Arte no ensino de Ciências. Atualmente temos em desenvolvimento três projetos Erasmus plus, com diversos tipos e temas, pois decidimos que mais áreas da nossa atividade escolar precisavam de ser melhoradas. Os três projetos são: Não seja Cyber Bully, esteja atento! – um projeto KA229 coordenado por uma escola italiana. Melhorar a educação STEM nas escolas europeias – um projeto KA201 coordenado por uma instituição de investigação da Irlanda do Norte. Desenvolvimento da Linguagem através de Ferramentas Digitais – projeto KA226, coordenado pela Suécia. Desta forma, mais professores e alunos podem beneficiar das oportunidades Erasmus e a nossa escola tem um maior impacto na nossa comunidade local e não só.
International Training Center
O ITC é uma instituição de educação de adultos para formação contínua de professores, criada pelo Ministério da Educação Checo e listada no registo escolar. O ITC atua no mercado de educação de adultos desde 1996 e tem dezessete anos de experiência no campo da educação, com especialização em métodos de ensino inovadores para professores e especialistas em educação de toda a UE. A ITC é uma empresa moderna e dinâmica, com longa tradição e experiência organizacional profissional. A missão do ITC é oferecer ensino de idiomas de boa qualidade juntamente com outros cursos em diversas áreas. O nosso principal objetivo é fornecer serviços complexos e de nível profissional garantindo a satisfação dos nossos clientes.
Learning for Integration
A missão da Learning for Integration ry, fundada em 2012, é promover a aprendizagem de línguas e a sensibilidade cultural de crianças e jovens migrantes, imigrantes e refugiados na Finlândia e noutros países nórdicos, de forma a facilitar a sua integração na nova cultura e no desenvolvimento de uma sociedade multicultural. Temos uma sólida experiência no ensino de línguas e na criação de materiais e gostaríamos de usar esta experiência para apoiar a nossa missão de criar consciência linguística através de atividades como grupos de jogos para crianças em idade pré-escolar, grupos de intercâmbio de línguas para adultos e material gratuito de aprendizagem de línguas e eLearning para todas as idades. Participamos também em vários projetos Erasmus+ e NordPlus relacionados com imigração e aprendizagem de línguas, tecnologia e meios de comunicação, questões sociais, empreendedorismo, grupos desfavorecidos, etc.
Yenişehir Anadolu İmam Hatip High School
A Escola Secundária Yenişehir Anadolu İmam Hatip é uma escola pública de nível secundário para o ensino geral, com alunos com idades entre 11 e 18 anos e do 5º ao 12º ano. Os alunos recebem educação em ciências, matemática, ciências sociais, línguas estrangeiras, arte e música que já existem no currículo de todos os tipos de escolas. Yenişehir Anadolu İmam Hatip Lisesi foi fundada em setembro de 2016 e possui um edifício novo e moderno com todos os tipos de instalações, como laboratórios, sala de conferências, aquecimento e resfriamento central, restaurante, um grande jardim com muitos campos de jogos e uma luxuosa pensão para hospedar os alunos, etc. Há 925 alunos e 85 professores na escola. 5 administradores atuam na gestão como 1 diretor e 4 assistentes de gerente. Temos alunos do 5º ao 8º ano (chamados de ensino primário) e alunos do 9º ao 12º ano (chamados de ensino secundário) que frequentam diferentes escolas do nosso sistema de ensino. O objetivo desta escola é doar os alunos não só com disciplinas acadêmicas, mas também com temas religiosos e morais. A escola tem como objetivo educar os alunos com os padrões europeus de métodos de ensino. Os alunos são incentivados a participar nos projetos europeus. Quanto mais integração social tiverem com o resto da Europa, mais serão capazes de se integrar com o resto da Europa. Os alunos estão interessados em eventos sociais locais e internacionais. Eles estão envolvidos em eventos esportivos, projetos juvenis e científicos. Os professores também possuem diversas capacidades, como ter melhores habilidades de ensino, serem sociáveis e especialistas nas suas profissões para trabalhar na escola. A escola possui um alto padrão de tecnologia. Dá grande importância ao alargamento da integração de si mesmo, da sua cidade e do seu país com a Europa, porque pensam que, como país candidato à União Europeia, é uma obrigação para eles. Participou em diversos trabalhos e concursos regionais e nacionais. Desde que a nossa escola foi inaugurada, demos importância às questões tecnológicas. Há um grande laboratório STEAM na nossa escola. Os alunos aprendem STEAM há quatro anos. Até agora, foram realizados dois projetos Erasmus+ sobre STEAM e codificação. No plano estratégico da escola pretende-se que os nossos professores e alunos adquiram as competências do século XXI. É por isso que gostaríamos de realizar atividades para conscientizar todos os professores e alunos da nossa escola sobre a importância da IA e fornecer-lhes informações adequadas sobre o que podemos fazer como pessoas normais.
Rödabergsskolan
A Rödabergsskolan é uma escola pública com alunos entre os 6 e 15 anos ao 9º ano. Situado no centro de Estocolmo e a uma curta distância do Hagaparken, o Rödabergsskolan oferece um ambiente estimulante para todos os alunos. Atualmente, há cerca de 680 alunos matriculados nas turmas de ensino básico e secundário. A escola segue o currículo sueco e tem aulas de língua sueca do jardim de infância ao 9º ano e aulas de inglês do 7º ao 9º ano. Os funcionários e alunos são de diferentes partes do mundo e representam 45 nacionalidades. Isto traz uma mistura de culturas, nacionalidades e línguas, resultando num ambiente positivo onde a tolerância e as diferenças são naturais tanto para os alunos como para os funcionários. A escola possui cozinha própria para servir comida preparada na hora aos funcionários e alunos todos os dias. A escola trabalha ativamente em prol da digitalização e os alunos do 6º ao 9º ano têm os seus próprios Chromebooks, enquanto os alunos do ensino básico usam o iPad. Os membros da equipa envolvidos no MOOC são professores experientes nas suas respectivas áreas e possuem uma licença de ensino sueca. Todos os membros da nossa equipa estão entusiasmados e trabalham juntos para ajudar os alunos a atingir os seus objetivos de aprendizagem.
Direção do Curso
Ana Cunha
A Ana é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pós-graduada em Ciências da Educação e está a frequentar o doutoramento em Ciências da Educação. Coordena o Gabinete de Tradução e Línguas e é Professora Auxiliar na Universidade Lusófona, onde foi reconhecida como Especialista em Línguas e Literaturas Modernas.
Cristina Nicolaita
Cristina Nicolaita é professora de Física e Informática, certificada em Língua Inglesa pela Universidade de Craiova. É embaixadora do Scientix & eTwinning, professora líder da Europe Code Week e Microsoft Innovative Educator Expert. Ela também é formadora de professores e especialista em recursos educacionais abertos para o projeto CRED – (Curriculum Relevant, Educație Deschisă pentru toți) do Ministério da Educação Romeno – Currículo Relevante, Educação Aberta para todos.
Marja-Liisa Helenius
Possui mestrado em Filologia Inglesa, incluindo estudos de professores em inglês e francês e também possui estudos básicos em Comunicação pela Universidade de Helsinque. Trabalhou com tarefas de ensino de inglês, tradução e gerenciamento de projetos. Atualmente Presidente da Learning for Integration ry e responsável pela coordenação do Erasmus+ e outros projetos internacionais.
Denisa Mouchová
Denisa Mouchová trabalha como gerente de projetos e treinadora na ITC International. Ela é psicóloga, palestrante e coach, focando no trabalho com professores e alunos. Nos cursos do ERASMUS+, ela aborda principalmente tópicos sobre métodos inovadores na educação, uso de TIC e temas psicológicos, incluindo necessidades especiais e prevenção do burnout. Ela tem experiência em ensinar vários grupos etários, desde pré-escolares até adultos, trabalhou no Instituto Nacional de Educação em Praga e atualmente faz parte do centro de aconselhamento da Universidade Charles, onde também está a fazer o seu doutoramento.
Petra Vallin
Petra Vallin é treinadora na ITC International. A Petra foca-se em cursos de CLIL, cursos multiculturais e métodos inovadores de ensino.
Anastasia Diatlova
A Anastasia é formada em Marketing Digital, possui um doutoramento em Ciências Sociais e trabalhou como professora de línguas, palestrante universitária e investigadora em Ciências Sociais e marketing de conteúdo e digital.
Emil Velinov
Emil Velinov é treinador na ITC International. Nos cursos do Erasmus+, ele foca-se no uso de TIC, digitalização de salas de aula, gestão de recursos humanos e coaching.
Iva Brožová
A Iva Brožová é diretora da ITC International desde 1996.
Neşe Çelik
Neşe Çelik é professora de inglês na Yenisehir Anatolian Imam Hatip High School em Mersin. Ela formou-se no departamento de Ensino de Língua Inglesa da Universidade de Mersin em 2002 e participou em muitos projetos nacionais e internacionais até agora.
Cantekin Karasu
Cantekin é professor de inglês na Yenisehir Anatolian Imam Hatip High School. Ele coordenou a prática de ensino nas escolas do departamento de Ensino de Língua Inglesa da Universidade de Cag em 2017 e 2018. Participou em muitos projetos nacionais e internacionais e obteve certificados em vários seminários.
Engin Karamanli
Engin é professor de ciências na Yenisehir Anatolian Imam Hatip High School. Em 2019, formou-se na Universidade de Mersin, Departamento de Educação em Ciências, com tese. Ele trabalha como embaixador do Scientix na European Schoolnet Academy Turkey desde 2021 e coordenou e participou em muitos projetos nacionais e internacionais.
Preeti Gahlawat
Preeti Gahlawat é professora de ciências e tecnologia e mentora do 9º ano na Rödabergsskolan. Ela ensinou todos os níveis escolares obrigatórios em três países diferentes – Suécia, Japão e Índia. Ela é uma professora curiosa e apaixonada que gosta de conectar os seus alunos com os seus pares em todo o mundo. Ela trabalhou em muitos projetos com a European Schoolnet: GoLab, STEAM_IT e BLOOM. Ela é embaixadora do Scientix, ASEF e HundrED para a Suécia, e ainda trabalhou como mentora educacional para algumas empresas de Edtech para orientá-las. Ela é a coordenadora deste projeto ERASMUS, que também é o seu primeiro projeto.
Katarina Björkman
Katarina Björkman possui um diploma de ensino em Sueco, Sueco como Segunda Língua, Francês e Artes Têxteis. Ela é uma experiente professora em ‘Sueco como Segunda Língua’ e ensinou estudantes internacionais por muitos anos. Atualmente, Katarina ensina Francês do 6º ao 9º ano, e Artes Têxteis do 4º ao 9º ano. Katarina também é mentora do 9º ano. Katarina trabalha na Rödabergsskolan desde 2000. Este é o primeiro projeto ERASMUS de Katarina. Anteriormente, ela acolheu estudantes de intercâmbio ERASMUS da França. Ela é uma entusiasta do trabalho em equipa e muito aberta a aprender novas ideias. Ela gosta de colaborar com colegas para trazer o melhor para a sala de aula.
Susanna Bruno Karlson
Susanna Bruno Karlson é uma professora apaixonada e muito experiente do ensino secundário na Rödabergsskolan. Ela ensina Sueco, Estudos Sociais, Inglês e Ciências no ensino secundário. Ela é mentora e responsável por 30 alunos do 4º ano. Ela obteve a sua licença de ensino em 1987 e ensina desde então. Ela já trabalhou como professora de Educação Especial (SEN). Ela é uma aprendiz ao longo da vida e está sempre pronta para aprender coisas novas para implementar na sua sala de aula. Este é o primeiro projeto ERASMUS dela.
Anna Brink
Anna possui um diploma de ensino em Arte e Media para o ensino básico e ensino secundário. Ela ensina arte nos anos 5 a 9 na Rödabergsskolan. Anna obteve o seu diploma de ensino na Universidade de Artes, Artesanato e Design em Estocolmo em 2017. Ela interessa-se por pesquisas relacionadas à Alfabetização Midiática e Informacional para jovens e implementa isso como parte de sua prática. Anna participou num intercâmbio Erasmus, onde passou um semestre a estudar Belas Artes em Londres.
Johanna Nordström
Johanna Nordström obteve o seu diploma de ensino em Matemática, Ciências e Tecnologia em 2002. Ela ensina na Rödabergsskolan desde 2019 e é mentora do oitava ano. Ela é mente aberta, otimista e está pronta para encontrar soluções para todos os obstáculos.