Skip to main content
Idioma do Curso: Inglês

SMM Sustentável: Comunicação Sustentável nas Redes Sociais para Instituições de Ensino Superior

A decorrer

Declaração de Isenção
Financiado pela União Europeia. As opiniões e visões expressas são, no entanto, apenas dos autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência Executiva para a Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser responsabilizadas por elas.

Sobre Este Curso
SMM Sustentável: Comunicação Sustentável nas Redes Sociais para Instituições de Ensino Superior” para Gestores de Comunicação de IES

5 Módulos

  • Introdução à Comunicação Sustentável nas Redes Sociais
  • Estratégias para Comunicação Sustentável
  • Plataformas e Ferramentas de Redes Sociais para Comunicação Sustentável
  • Criação de Conteúdo Impactante e Engajador
  • Colaboração, Parcerias e Marketing de Influenciadores

Direção do Curso

Fundação Zofia Zamenhof

A Fundação Zofia Zamenhof tem como objetivo promover a ideia de liberdade, as regras da democracia, a ecologia, a diversidade cultural e a tolerância. Através do nosso trabalho, queremos mostrar e educar sobre como resolver vários problemas sociais. Contribuímos para aumentar o nível de educação de diversos grupos sociais em diferentes países. A atividade transnacional permite-nos influenciar os processos de integração entre diversas nações. Temos a certeza de que a educação é o que oferece a melhor oportunidade de crescimento e evolução, levando à minimização das diferenças sociais. O diálogo intercultural é possível devido à educação acessível e inclusiva. O nosso trabalho consiste em educar e formar enquanto ultrapassamos fronteiras internacionais. Além disso, desejamos disseminar o conhecimento proporcionado por pessoas que partilham as ideias significativas para a nossa fundação.

Dr. Wojciech Duranowski

Doutor em economia, autor de mais de 30 publicações científicas, docente e investigador em várias universidades na Polónia e na Irlanda. Áreas de investigação: inovação social e política juvenil, diálogo intercultural, educação juvenil, NEETs, negócios sociais e empreendedorismo, inclusão social e financeira. Trabalhos: 1) “Análise dos Principais Desafios no Ensino Superior com Base em Estudo de Caso de Provedores de xMOOCs Selecionados: Coursera e edX” (coautor), Kultura i Edukacja, nr 4 (10), ISSN 1230 -266X 2) “Análise comparativa do desenvolvimento de empresas sociais em países ex-soviéticos selecionados: Ucrânia e Letónia” (coautor), Societas. Wokół pracy socjalnej (nr 2), 2017, ISSN 2543-6104 3) “Programas da União Europeia para a juventude (Rússia) 2013” 4) “Visões Críticas sobre o Sistema Escolar – Visões Reformatórias Selecionadas no Âmbito da Pedagogia Alternativa”, Studia Pedagogiczne, Universidade Estatal Jan Kochanowski em Kielce, T22, Kielce 2013.

Zbigniew Dąbrowski

Especialista no setor não governamental e juvenil. Durante muitos anos trabalhou na diretoria de corporações internacionais na Polónia e, atualmente, está ativo no setor de ensino superior e no setor juvenil não governamental. Coorganizou várias conferências dedicadas à cooperação regional no âmbito da iniciativa da Parceria Oriental da União Europeia, na área da juventude, onde os seus principais interesses são a educação e o diálogo intercultural, assim como o trabalho com jovens. Organizou e conduziu eventos relacionados à educação juvenil – conferências, seminários e oficinas. Também possui experiência na gestão de projetos juvenis. No passado, foi professor académico a longo prazo, especializado em filosofia, lógica e sociologia.

Barbara Makarewicz

Licenciada em Política Social pela Universidade de Varsóvia. No processo de preparação da plataforma de e-learning, foi responsável pelo desenvolvimento do Módulo 2: “Construção da Marca Pessoal de Professores Universitários através das Redes Sociais”. Também preparou materiais gráficos de ensino para o curso.

Universidade Muğla Sıtkı Koçman

A MSKU abrange 20 faculdades, 4 escolas de pós-graduação, 16 escolas profissionais e 47 centros de investigação e aplicação desde a sua fundação em 1992. Desde a sua criação, a Universidade Muğla Sıtkı Koçman tem perseguido a qualidade no ensino superior e na investigação, visando contribuir para o desenvolvimento sociocultural, científico e tecnológico da Turquia. A maior faculdade da MSKU, a FEAS (Faculdade de Ciências Económicas e Administrativas da Universidade Muğla Sıtkı Koçman), tem contribuído para as ciências sociais e administrativas, tornando-se uma instituição reconhecida a nível nacional e internacional. Nas disciplinas de ciências económicas e administrativas, a FEAS também oferece uma ampla gama de cursos de serviços aos estudantes. As principais pessoas envolvidas neste projeto são especialistas com longa experiência que trabalham na Faculdade de Ciências Económicas e Administrativas da Universidade Muğla Sıtkı Koçman. Em particular, a equipe-chave que propôs este projeto ao consórcio é:

Profª Drª Tugba Ucma Uysal, PhD

Ela é professora na Faculdade de Ciências Económicas e Administrativas da Universidade Mugla Sitki Kocman. Desde 2015, é diretora do Centro de Coordenação de Investigação e Projetos da Universidade de Mugla e, atualmente, é também a decana da FEAS. Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, além de livros e capítulos de livros nas áreas de Contabilidade e Finanças. Os seus interesses de pesquisa incluem teoria da contabilidade, auditoria, ética contábil, auditoria fraudulenta, ferramentas financeiras e serviços financeiros digitais.

Profª Drª Ceray Aldemir, PhD

Atualmente, trabalha no departamento de Administração Pública da Universidade Mugla Sitki Kocman como professora assistente e vice-diretora do Centro de Coordenação de Investigação e Projetos da Universidade de Mugla. Ceray tem um interesse especial em PME, que são fundamentais para o desenvolvimento económico. Em suas pesquisas, sublinha que, tanto para o setor privado quanto para o público, se as PME implementarem estratégias adequadas de governança corporativa, as suas oportunidades de crescimento podem aumentar.

Assistente de Investigação Egemen Kahraman, MA

É assistente de investigação na Universidade Muğla Sıtkı Koçman, na Turquia. Trabalhou em projetos regionais, nacionais e internacionais. Está a realizar um doutoramento na área da digitalização da gestão financeira e ferramentas financeiras.

Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL

A COFAC é uma cooperativa sem fins lucrativos, responsável pela gestão da Universidade Lusófona, a maior universidade privada de Portugal. Integra 10 instituições de ensino superior em Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Guiné-Bissau. Tem mais de 10.000 estudantes, 1.500 professores e 400 investigadores e está estruturada em 9 escolas que constituem a principal unidade institucional, oferecendo 44 licenciaturas, 45 mestrados, 11 doutoramentos e 42 pós-graduações. A Universidade Lusófona tem vasta experiência em investigação e gestão de projetos europeus e internacionais. Conta com 8 unidades de investigação em várias áreas científicas, nomeadamente o CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias. O CICANT tem estado envolvido em diversos projetos nacionais e europeus nas áreas de literacia digital e mediática, educação inclusiva e promoção de competências, com forte enfoque na integração e promoção da cidadania e participação, entendendo-as como pilares das sociedades democráticas.

Timóteo Rodrigues

Timóteo Rodrigues é Designer de Interface de Utilizador, Designer de Experiência de Utilizador e gestor de PPC no departamento de marketing da Universidade Lusófona. Tem uma licenciatura em Design de Comunicação e um mestrado em Sistemas de Comunicação e Multimédia. Trabalha também como Professor Assistente Estagiário e leciona as disciplinas de Web Design, Design para Aplicações Móveis e Marketing Digital na Lusófona. É diretor do CTESP em Marketing Digital no IPLUSO e dos Cursos de Pós-Graduação em Marketing Digital e E-commerce na Universidade Lusófona.

Ana Filipa Oliveira

Ana Filipa Oliveira é professora assistente na Universidade Lusófona e Investigadora Integrada no Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT). Leciona várias unidades curriculares relacionadas com Metodologias de Investigação, Teorias da Comunicação, Marketing e Criatividade nos Media. Tem uma licenciatura em Ciências da Comunicação (FLUP) e um mestrado em Marketing (U-MAIA) e trabalhou durante vários anos como formadora e gestora de Marketing e Comunicação. É a coordenadora da licenciatura em Comunicação Aplicada da Universidade Lusófona (Centro Universitário do Porto).

Kyiv Business School

A KBS é uma escola de negócios privada de renome na Ucrânia, fundada em 2000. Com foco na interação entre o ensino superior, graduados, empregadores e comunidades locais, a KBS serve como um centro de colaboração. Oferece soluções educacionais de ponta, incluindo programas de MBA/EMBA, ministrados por uma rede de 50 professores, consultores e empresários experientes. A KBS faz a ponte entre academia e indústria, colaborando com empregadores para garantir a relevância dos programas e aumentar a empregabilidade dos graduados. A escola valoriza o papel das comunidades locais e envolve-as em projetos que abordam desafios locais, promovendo o desenvolvimento sustentável. A KBS conta com uma equipa de especialistas em desenvolvimento sustentável, SMM, comunicação educacional e inclusão de jovens nas redes sociais. Os especialistas da KBS desenvolvem estratégias digitais eficazes para instituições de ensino, aumentando a visibilidade e o envolvimento. Utilizam plataformas de redes sociais para promover marcas e atrair estudantes, docentes e partes interessadas. A KBS é membro fundador da Associação Ucraniana para o Desenvolvimento da Gestão e Educação de Negócios, contribuindo para o crescimento e profissionalismo dos programas de negócios. Colabora com associações profissionais nacionais e internacionais para fomentar a inserção profissional dos jovens, colocação no mercado de trabalho e crescimento profissional.

Liudmyla Huliaieva

Função no projeto e tarefas: Chefe do Departamento de Projetos Internacionais na Kyiv Business School, responsável pelo projeto COMSUS na Ucrânia. Profissional de destaque nas áreas de educação, redes sociais e desenvolvimento sustentável. Autora da ideia do projeto COMSUS e coautora do E-curso “O Poder das Redes Sociais no Desenvolvimento Profissional dos Professores: Marca Pessoal, Ferramentas para Produtos Educacionais, Promoção dos Valores do Desenvolvimento Sustentável” para docentes do ensino superior. Perita no campo do projeto: os seus interesses de investigação incluem finanças sustentáveis, desenvolvimento sustentável, inovações sociais e inclusão de grupos marginalizados na sociedade moderna, com foco recente nas redes sociais e comunicação. É amplamente reconhecida pelas suas contribuições ao desenvolvimento de programas de formação e pelo seu papel como formadora em diversos projetos Erasmus+ relacionados com marketing nas redes sociais, trabalho com jovens, inclusão, educação formal e não formal, pedagogia inovadora. Perfil profissional: conta com mais de 18 anos de experiência como Perita de Projetos da UE, abrangendo cargos de docência nas principais instituições de ensino superior da Ucrânia e atividades de consultoria. Huliaieva tem um doutoramento em economia e o estatuto académico nacional de Professora Associada de Finanças e Crédito.

Oliinyk Andrii

Função no projeto e tarefas: equipa-chave, investigador/professor. Perita no campo do projeto: marketing e negócios internacionais. Especialista no desenvolvimento de cursos educacionais e materiais de aprendizagem para o ensino superior, bem como no design e implementação de planos de comunicação para projetos em instituições de ensino superior. Perfil profissional: Perito do Departamento de Projetos Internacionais da Kyiv Business School, Professor Senior do Departamento de Gestão Internacional da Universidade Nacional de Comércio e Economia de Kiev. Doutor em Economia, com 7 anos de docência em instituições de ensino superior de destaque.

Serhii Kulyk

Função no projeto e tarefas: equipa-chave, especialista técnico. Perita no campo do projeto: Com uma sólida formação em direito, Sergiy é também um empreendedor de sucesso e um especialista experiente em marketing e redes sociais. A sua vasta experiência inclui o trabalho em vários projetos sociais e educacionais. Com o seu profundo conhecimento em marketing e redes sociais, Sergiy provou a sua capacidade de desenvolver estratégias e campanhas eficazes. A sua experiência em projetos sociais e educacionais destaca ainda mais a sua especialização nestes domínios. Perfil profissional: Perito do Departamento de Projetos Internacionais da Kyiv Business School. Empreendedor experiente com 14 anos de experiência, prestando serviços nos setores de marketing, educação e comunicação.

Hochschule Wismar

A HSW é uma instituição pública de ensino superior fundada em 1908 como uma academia de engenharia. A HSW baseia-se em pilares educacionais de Tecnologia, Negócios e Design. A HSW conta com cerca de 500 funcionários e cerca de 8.900 estudantes, que estudam presencialmente (cerca de 4.000) ou à distância, em programas de educação a distância e online (cerca de 4.900). Para desenvolver módulos para programas à distância e online, a HSW tem o seu próprio estúdio de produção de aplicações de e-learning (PELA). Os programas à distância e online são geridos pela empresa privada da Universidade de Wismar, a WINGS. A HSW desempenha um papel fundamental como centro de competência regional em educação, investigação e inovação, com forte orientação para colaborações internacionais, cooperação estreita com a indústria (regional) e atividades de networking. A HSW implementou muitas reformas para modernizar a universidade, seguindo a Estratégia de Lisboa e o Processo de Bolonha da União Europeia. Desde 2000, a HSW tem apoiado o empreendedorismo no campus e promovido a implementação de novos paradigmas educacionais, como a educação centrada no aluno, a abordagem baseada em competências e a aprendizagem orientada por projetos no design e realização de programas de licenciatura em engenharia. A HSW adquiriu uma vasta experiência – e o pessoal e os estudantes estão envolvidos – na cooperação universidade-indústria-negócios, bem como em questões comunitárias. A universidade está fortemente envolvida no desenvolvimento do Centro Tecnológico e Comercial (TGZ) em Wismar, apoiando estudantes e funcionários na criação dos seus negócios (startups). A nível internacional, a HSW adquiriu experiência na gestão de projetos internacionais nas áreas de cooperação, mobilidade de pessoal e investigação de ponta. Estes projetos incluem parceiros e ações local

Prof. Dr.-Ing. Habil. Andreas Ahrens

O Professor Andreas Ahrens possui uma vasta experiência em projetos da UE, bem como no desenho, teste, revisão e implementação de programas de estudo na área da engenharia em todos os níveis: licenciatura, mestrado e doutoramento. É Diretor Académico de vários programas de licenciatura e mestrado, tanto para estudantes a tempo inteiro como a tempo parcial, incluindo os programas de ensino a distância nas áreas de “Engenharia de Informação e Elétrica” e “Tecnologia da Informação e Gestão” na Hochschule Wismar (HSW). O Professor Ahrens foi nomeado como especialista por diferentes agências de acreditação para a avaliação de vários programas de estudo. Tem uma vasta experiência na liderança, coordenação e gestão de projetos internacionais no âmbito do Erasmus+, BMBF, DFG, DAAD e outros programas. É fundador e investigador ativo do grupo de investigação “Processamento de Sinais de Comunicações” da HSW. A sua rede inclui uma variedade de equipas e organizações de investigação internacionais. É autor e coautor de mais de 270 publicações científicas e atua como especialista em agências da UE e nacionais.

Dr. Jeļena Zaščerinska

Assistente científica na Hochschule Wismar. Está classificada entre os 100 melhores cientistas da Letónia (AD Scientific Index 2023). Está ativamente envolvida na gestão e coordenação de projetos internacionais apoiados pelo Erasmus+, Nordplus, Programa do Mar Báltico e outros programas. Tem experiência na gestão de projetos internacionais implementados pela HSW. É membro e revisora de várias editoras científicas. Recebeu o Certificado de Excelência Académica de “Revisor do Ano 2016” da European Scientific Journal. Foi agraciada com direitos de especialista pela Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia (COST), em Bruxelas, Bélgica; pela Agência de Execução de Investigação da Comissão Europeia, (Bruxelas, Bélgica); pelo Centro Nacional de Ciência (Cracóvia, Polónia) entre 2017 e 2020; e pelo Conselho Nacional de Ciência da Letónia, em Riga, Letónia, de 2012 a 2019. É autora e coautora de mais de 250 publicações indexadas por bases de dados de publicações científicas internacionais amplamente reconhecidas.